Tools, a developer best friends

Posted by | 19/09/2013 | General, Programming | 8 Comments

Olá galera, eu sou o Perdiga ( ou Vallcrist ( ou Jefferson ) ), o último dos programadores da BitCake a se apresentar por aqui. 🙂 O post de hoje vai falar de uma coisa muito importante pra qualquer equipe de desenvolvimento de jogos ( principalmente para aquelas que usam Unity, como a BitCake ), as ferramentas! O que são ferramentas? Ferramentas são coisas que buscam

  • Juliano Gomes

    Eu botaria uma dendo ao 2D toolkit, tirando que agora o suporte nativo do unity vai mudar muita coisa nesse caso, 2D toolkit foi uma das melhores aquisições que fizemos, NGUI e audio toolkit são de fato excelentes.

    • Wesley

      Desculpe perguntar poderia dar um exemplo de boa utilização do 2D Toolkit, vi que ele é muito bom para games em 2d, mas notei que muito daquilo pode ser feito na Unity facilmente (e estou falando de versões antigas, não da versão que vai chegar com suporte nativo ao 2d).

      • Juliano Gomes

        Bem agora com o unity 2D nativo tem poucas vantagens, porém ele faz muita coisa e muito bem, como animações, batches de sprite, atlas, e tudo muito fácil que o artista podia controlar e configurar animações, o que fazia falta é só o blen de animações, mas de resto. Ele implementa GUI muito bem também, ele tem função de botões, ele é bem mais simples de usar que a NGUI, não as vejo como ferramentas excludentes, 2D toolkit para gameplay é bem mais interessante.

    • Jefferson Bandeira

      Opa Juliano, não comentei sobre o 2D toolkit por não ter tido muita experiencia com a ferramenta, assim como outras tipo Behave pra IA.

  • Wesley

    Gostei do post, gosto de quando vocês comentam sobre tecnicas relacionadas ao Desenvolvimento (seja sobre a Unity, ou plugins ou o Photon, etc…).
    Poderia postar imagens de como são/ficarão essas tools in house.
    Para fazer a integração com o FaceBook vocês utilizam alguma biblioteca?
    Usam algum controle de versão? E os artistas também utilizam controle de versão em seus arquivos?
    Muito bom.

    • Jefferson Bandeira

      Olá Wesley. 🙂

      Esse é um exemplo de tool in-house que temos aqui pra facilitar o nosso processo de build do jogo, atraves dela temos centralizados em um lugar as varias configurações de build interna. http://ctrlv.in/240011

      A integração do facebook atualmente a gente faz na mão, mas no futuro pretendemos usar a Facebook Unity SDK.

      Controle de versão, usamos Mercurial pro projeto da Unity e os artistas usam o Dropbox/GDrive para compartilhamento de arquivos.

      No futuro talvez apareça um post por aqui exclusivamente sobre Controle de versão, fique ligado. 😉

      Abraços,
      Perdiga

  • Wesley

    Para a integração com o FaceBook vocês utilizaram o SDK que eles fornecem na Unity Asset Store, ou outra biblioteca por fora mesmo?

  • Victor Gomes

    Puxa, como eu gostaria de trabalhar em uma empresa Indie aqui no Brasil, ser um grupo com amigos e talz.
    Porém, ainda me falta mestrar source coding, ( o que eu digo com source coding, é OpenGL + SDL, python, lua ). Poucas empresas indie ainda se incomodam de codar suas próprias engines, mas no momento que eu realizar tal feito vou me inspirar em pessoas como a galerinha da BitCake e fundar minha própria equipe! kkk Ou falhar e entrar numa que use Blender Game Engine ou Unity kkkkk Abraço!